
Com 56% dos votos, Fernando Haddad, do PT, é eleito prefeito de São Paulo. O candidato apoiado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Lula, surpreendeu ao longo da campanha, foi subindo nas pesquisas e chegou ao 2º turno, onde venceu a disputa contra José Serra, do PSDB.
Desde 2005, quando Marta Suplicy deixou a prefeitura de São Paulo, esta é a primeira vez que um candidato do Partido dos Trabalhadores, PT, vence a eleição na capital paulista. Após o governo Marta, o PSDB foi o partido que teve os candidatos eleitos ao cargo de prefeito da maior cidade do Brasil, com José Serra e Gilberto Kassab – político que depois fundou o PSD.
Apontado pelas pesquisas como favorito à Prefeitura de São Paulo durante praticamente toda a campanha eleitoral, Celso Russomanno, do PRB, foi superado por Serra e Haddad, candidatos que disputaram o 2º turno.
Grandes adversários políticos na esfera federal, PSDB e PT travaram um duelo político pela prefeitura paulistana. Durante os debates e na campanha do 2º turno houve troca de acusações de ambas as partes. Haddad se atentava ao fato de José Serra ter deixado Kassab, que tem alto índice de rejeição, como seus sucessor em São Paulo. Enquanto Serra atacava o petista através do caso Mensalão, onde membros do PT foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal por compra de votos no Congresso.
Eleito, Fernando Haddad tem a missão de melhorar questões problemáticas de São Paulo, como a segurança, o transporte, a moradia, a educação e a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.