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8 de jun. de 2012

Carrossel, do SBT, mostra como um bom produto não sai de linha

Elenco da novela Carrossel, do SBT
Enquanto os concorrentes investem em novelas para adultos,
 emissora de Silvio Santos lucra com atração para a família
  
São Paulo – Deixe seu preconceito de lado. Você não precisa gostar de Carrossel, a novela que recolocou o SBT na briga pelo segundo lugar, ao lado da Record. Mas é inegável que a atração é um exemplo de um produto que encontrou um nicho óbvio – e está lucrando com ele.

A novela do SBT, aliás, atende a duas demandas: a do público infanto-juvenil, que não encontrava alternativas de diversão em canais abertos neste horário e se interessa menos por telejornais. E a do público trintão que encontrou no remake algo para matar saudades de tempos mais ingênuos.


Ao unir essas duas pontas, o SBT criou uma opção de programa para toda a família em um horário onde os concorrentes apostam, cada vez mais, em novelas para o público adulto – aquelas que, vez por outra, levam os pais a não saber o que fazer com os filhos na sala.

É claro que o SBT não faz novela apenas para agradar. Atrair audiência é uma condição para lucrar com Carrossel. E a resposta foi positiva. Entre as 18 horas e meia-noite, a audiência da rede subiu 9% no último mês, chegando a uma média de 6,2 pontos pela medição do Painel Nacional de Televisão. 

No mesmo período, a Record, segunda colocada no ranking, viu seu percentual cair 10%. Não é a primeira vez que a trama rende frutos ao SBT. Há 21 anos, a versão mexicana da novela caiu no gosto do público e chegou a roubar pontos da Globo e seu inconteste Jornal Nacional.


O sucesso de Carrossel pode ajudar o Grupo Silvio Santos (GSS) a se recuperar do tombo que levou com a crise do Banco PanAmericano – cujo rombo de 4,3 bilhões de reais acarretou a sua venda para o BTG Pactual. Embora a face mais glamorosa do grupo sempre tenha sido o SBT, era o PanAmericano que mais contribuía com faturamento e lucros.


Com a saída do banco, o GSS ficou com um prejuízo de 400 milhões de reais no balanço. Procurando dar foco aos negócios, o grupo acabou desfazendo-se do endividado Baú da Felicidade. As lojas da varejista foram vendidas ao Magazine Luiza em junho passado. 

A importância do SBT, eterna menina dos olhos de Silvio, tornou-se ainda maior para as contas da holding: estima-se que em 2011 o GSS tenha faturado 2,3 bilhões de reais, com o SBT responsável por 1 bilhão deste bolo.


Fonte: Marcela Ayres, Exame.com

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