Como resolver as tardes do SBT? - SBT World

ULTIMAS

Featured Slider

5 de out. de 2010

Como resolver as tardes do SBT?

Hoje, o SBT já não tem a força que tinha nas tarde na época de Regina Volpato e Serginho Groisman, e é preciso repensar o que está acontecendo.
Sempre acreditei – e adorei – as reprises de novela e vejo que elas estão dando certo até então. Nos últimos dias, elas pontuaram próximo de 7 pontos, o que é ótimo. Porém, a novelinha das 4 horas e os dois programas de auditório subseqüentes não estão dando a mesma alegria. Instáveis no ibope e com conteúdo desgastado,  oscilam entre 3 e 5 pontos. Ou seja, situação inadmissível.
As novelas claramente atraem publico feminino e esse publico pode ser utilizado para um programa a partir das 4 da tarde, semelhante ao extinto Note e Anote, da TV Record. E existe share para isso. Esse fato é comprovado pelo alto ibope que as emissoras menores, colocando produtos como esse, obtém. “Mulheres”, da Gazeta, conseguem 2 pontos arredondados quase que diariamente. Sônia Abrão, com um programa com pauta em celebridades e noticias, consegue também pontuação semelhante. São números expressivos para emissoras pequenas que pontuam por volta 1/1,5 na média dia. Cristina Rocha, com todo seu apelo popular, é estrategicamente muito indicada para comandar esse tipo atração.
Outra possibilidade, e essa eu vejo com muito carinho, é colocar o publico jovem das 4 às 7 horas.
Existe a necessidade de que o jovem retorne a TV. Existe, inclusive, uma repulsa “cultural” e “modista” à TV aberta por parte do jovem. Porém, será esse jovem que formará o principal publico no futuro. Se não for atendida as necessidades que esse publico requer da TV, é tendência que eles abandonem-na e siga para outras mídias, como internet e TV Paga.
Programas como “Programa Livre”, “Malhação”, “Mutantes”, “QST”, “Esquadrão da Moda”, “Pânico” e “CQC” fazem esse papel, mas os jovens necessitam de mais do que isso.
O SBT pode, e deve, aproveitar a boa fase de André Vasco para colocá-lo a frente de uma nova versão do Programa Livre – mas, por favor, sem outro show de talentos -, que aproxime o jovem de 13 aos 20 anos da TV. André já tem boa visibilidade, é muito bem avaliado por esse publico. Além de André Vasco, cabem aqui também a Ligia Mendes e o Beto Marden. Eles têm relação recente com os jovens em decorrência de “Ídolos” e “Astros”.
Para fechar, e é por isso que tenho predileção por essa idéia, existe o espaço para aproveitar o publico jovem que o programa construirá exibindo séries e novelas. Na faixa das 6 horas, já existem experiências bem sucedidas com exibição de séries como Smallville, por volta de 2004. E o melhor, não dividirá publico nem com Todo Mundo odeia o Cris, que termina as 6 horas, nem com a novela das 6, que tem publico adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial