World: Papa Bento XVI vai renunciar ao cargo no dia 28 - SBT World

ULTIMAS

Featured Slider

11 de fev. de 2013

World: Papa Bento XVI vai renunciar ao cargo no dia 28

O Vaticano acaba de anunciar que o papa Bento XVI vai renunciar ao cargo no dia 28 de fevereiro.
A escolha do sucessor do papa Bento XVI deve ocorrer até o fim de março, segundo o porta-voz do Vaticano. Em comunicado, Bento XVI afirmou que vai sair por causa da idade avançada e por não ter mais forças para exercer suas funções. O pontífice disse que está totalmente consciente da gravidade de seu gesto. O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o posto vai ficar vago até que o sucessor seja definido. O papa Bento XVI foi eleito em 19 de abril de 2005, após a morte do Papa João Paulo segundo, assumindo, aos 78 anos, o posto mais alto da Igreja Católica. O religioso é o quarto a renunciar ao pontificado. Ontem, Bento XVI  fez um post em seu perfil no Twitter, no qual dizia "Devemos confiar no poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".
Leia a íntegra do discurso em que o papa Bento XVI, falando em latim, fez o anúncio durante uma reunião de Cardeais:
'Caros irmãos:


Convoquei-os para este consitório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de qu esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, pelo qual a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.

Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria para que ajude os cardeiais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.'
Irmão do papa Bento 16 diz que ele renunciou por motivos de saúde e idade
A renúncia ao pontificado do papa Bento 16 anunciada hoje se deve a motivos de saúde e idade avançada, segundo declarou o irmão dele, Georg Ratzinger. 'A idade oprime', disse o também religioso Georg, de 89 anos, em declaração à agência alemã de notícias 'DPA', nas quais comentou que o médico do sumo pontífice aconselhou ao papa que não faça mais viagens transatlânticas. O irmão mais velho do papa afirmou também que ele tem cada vez mais dificuldades para andar, o que complica sua vida pública, e ressaltou que seu 'irmão quer mais tranquilidade a esta idade'
Cinco cardeais brasileiros têm chances de assumir posto de novo Papa.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida e ex-reitor do Santuário Nacional, monsenhor Darci Nicioli afirmou hoje que a decisão do Papa Bento 16 de renunciar ao cargo "dói no coração". Segundo ele, cinco cardeais brasileiros são candidatos a ocupar o posto - dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo; Odilo Scherer, atual cardeal arcebispo de São Paulo; dom João Braz de Aviz, que mora em Roma, e dom Geraldo Majella Agnelo, atual arcebispo emérito de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial