COLUNA PONTO DE VISTA: Porque as pessoas não gostam do Horário Eleitoral? - SBT World

Featured Slider

28 de set. de 2012

COLUNA PONTO DE VISTA: Porque as pessoas não gostam do Horário Eleitoral?

 Sugestões para @edison_mineiro 
Figura1


 Porque as pessoas não gostam do Horário Eleitoral?

Horario-eleitoral
Desde o dia 22 de agosto ao sintonizar à TV, no horário das 13h ou 20h30, o telespectador se depara com a Propaganda Eleitoral Gratuita. Poucos são os que acompanham. Onde está o compromisso cívico do brasileiro? Respondo com outra pergunta: Porque os candidatos não levam a sério as eleições? Assistir o Horário Político por alguns minutos é garantia de gargalhadas. Verdadeiro show de bizarrices, como eu vejo o nome de alguns candidatos aqui de Teresina- Piauí: “Mosquitão, Toim do Frango”. Sem falar que os nossos possíveis representantes se assemelham a robôs reprodutores de TP.

A maneira como no nosso país é difundido ideias políticas no período de Campanha é considerado um exemplo mundial, isso mesmo, por usar meios de comunicação massivos. Para quem não sabe essa prática aqui no Brasil nasceu lá no ano de 1965, com a instituição da lei Nº 4737, que criou o Código Eleitoral Brasileiro. Mas, como diria Marília Gabriela: “é chato pra diabo”!

charge_hor%C3%A1rio-eleitoral
Acho que um dos motivos do povo não gostar do Horário Político tem a ver com a nossa história recente. Com o fim da Ditadura Militar e redemocratização do nosso país houve uma negação de tudo que tivesse cunho militar ou assuntos estadistas. O que leva muita gente a dizer que é apolítico. Um erro! Outra coisa tem a ver com o formato. A máquina propagandística tem o poder de construir um “mundo maravilhoso” em que os problemas serão superados. Tudo é lindo e ainda embalado por jingles baseados em Hits de sucesso. Dá lhe “Vem Dançar Kuduro.”

partidos-polc3adticos-sc3admbolos
Se por um lado criam um conto de fadas, por outro fazem um verdadeiro show de horror é o caso de esquerdistas como o PSTU. Quando pequeno eu temia as propagandas desse partido.  Porque tanto exagero? Não seria melhor focar na realidade? Ainda bem que já amenizaram!

Quanto aos candidatos a cargos do legislativo esse são os que mais sofrem. Dispõem de tempo curto que mal dá para falar o nome e o número para votar. Onde ficam as propostas e a troca de ideias? Não sei!

candidatosbizarros201214
A TV Aberta não vê com bons olhos o Horário Eleitoral. Só no primeiro dia (22) houve uma queda de 10 pontos de audiência. O número de televisores ligados foi de 63% para 57%. Em comparação com a semana anterior.  A emissora carioca, Globo, foi a mais prejudicada com uma redução de 13%. Já o SBT manteve uma média de 7,2 pontos e a Record subiu de 7,1 para 7,4.

De acordo com a consultora política e Diretora de Relações Públicas da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), Gil Castillos: É muito importante a manutenção do horário eleitoral porque sem ele a grande maioria da população não teria acesso às informações passadas pelos candidatos. O que precisa ser atualizado é o conteúdo dos candidatos”. Diz ao site do Diário de Rio Mafra.

Apesar dos inconvenientes já citados, digo que é bom acompanhar a Propaganda Eleitoral pelo menos alguns dias.  Assistir aos debates, lá a espontaneidade e o confronto de ideias mostra quem é o ideal. Não vivemos sem política, só o simples fato de falarmos sobre um buraco na rua já é política.  Para os políticos criatividade e que não fujam do foco!

Edison Mineiro – SBT World







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.