A Medeland desenvolveu um método inovador para medir de forma mais exacta e credível as audiências de televisão e rádio, para isso utilizando a corrente eléctrica.
Rafa Flores, director da Medeland, em declarações à Agência Lusa, explicou que “o sistema utiliza o consumo eléctrico dos aparelhos instalados em qualquer casa para verificar, de forma imediata e com actualização regular, o que cada um está a ver ou a ouvir.” Trata-se, como explicou Antonio Diaz, outro dos sócios da empresa, de uma invenção que reconhece que “cada canal de televisão dispõe de um consumo característico”, o que permite que, em qualquer momento, se consiga saber o que é que o espectador está a ver ou a ouvir.
Tal sistema vai permitir, segundo os responsáveis, uma recolha de audiências muito mais ampla do que os poucos milhares de aparelhos que agora medem o que se vê e, com isso, ajudar a determinar o valor publicitário de estações de televisão ou de programas.
Com a implantação da Televisão Digital Terrestre e outras inovações, o sistema actual torna-se insuficiente para analisar verdadeiramente o que se vê, como e quando. Já a questão das audiências tem vindo a preocupar o sector audiovisual, tanto em Espanha como noutros países – inclusive Portugal -, com alguns dos principais grupos de comunicação do mundo a estudarem já alternativas. Por estes motivos, a Medeland acredita no sucesso do seu produto, cuja entrada no mercado está prevista para o final do ano de 2010, ou início de 2011.
Site Espalha Factos, AddisonMontg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.