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29 de jan. de 2012

SBT pode investir em telefilmes

SBT Filmes não emplacou em 2005 com o lançamento de "Coisa de Mulher", com Adriane Galisteu e Evandro Mesquita
Ninguém dava muita bola para o telefilme.
Nos Estados Unidos, esse híbrido de TV e cinema até que faz bastante sucesso -é reconhecido em premiações como Globo de Ouro e Emmy.
Por aqui, só agora os longa-metragens feitos para televisão começam a pegar.
"Você trabalha com linguagem cinematográfica e boa liberdade em termos de conteúdo. E seu filme ainda vai ser visto por muito mais gente na TV", afirma Mauro Baptista.
Em edital da TV Cultura e da Secretaria de Cultura de São Paulo, ele recebeu R$ 600 mil para fazer "A Performance" -estreia do Brasil na competição de ficção do Fipa, festival de programas audiovisuais que termina hoje em Biarritz (França).
'TIMING'
O momento parece mesmo propício para a ascensão dos telefilmes: com nova lei saindo do forno, a TV paga deve ser obrigada a preencher parte de seu horário nobre com conteúdo brasileiro.
"O cálculo que se faz mostra que isso vai triplicar o investimento no audiovisual brasileiro", diz Jorge Furtado, que dirigiu o telefilme "Homens de Bem" em parceria com a Rede Globo.
O produto é bom exemplo de por que o formato tem conquistado a simpatia dos cineastas. Aos poucos, dilui-se o preconceito de que "fazer TV" e "fazer cinema" são, respectivamente, baixo e alto clero do audiovisual mais autoral.
Furtado, por exemplo, finalizou a gravação em 15 dias. Conseguiu, assim, escalar nomes difíceis na telinha, como Rodrigo Santoro -ocupado com a carreira internacional.
A duração, próxima à de um longa de cinema, também pesa. Eis um caso em que tamanho é, sim, documento, segundo Furtado. "Histórias com menos tempo, 30 minutos, têm que beirar o clichê, se aproximar de caricaturas."
Para Guel Arraes, diretor do núcleo global responsável por "Homens de Bem", é natural que TV e cinema passem a caminhar lado a lado. "Filmes nacionais têm chamado bastante atenção, com bons resultados de audiência. A ideia do telefilme, então, surge naturalmente na televisão."
'KNOW-HOW'
Enfim, segundo Arraes, "nós temos condições para produzir telefilmes". Isso graças ao "'know-how' de experimentações com sitcoms, minisséries e seriados, como 'Ó Paí, ó' e 'Mulher Invisível'".
Se a TV "sabe chegar à melhor relação entre custo e benefício em suas produções, o 'know-how' de cinema pode vir de fora, a partir das parcerias com produtoras", de acordo com o diretor global.
A Record também abriu essa janela em sua programação. Desde 2008, juntou-se a produtoras independentes para exibir telefilmes relacionados à literatura brasileira.
No fim do ano, foi a vez de "O Madeireiro", baseado em conto de Aluísio Azevedo, e "O Menino Grapiúna", sobre a infância de Jorge Amado.
Produtora de "O Madeireiro", a Contém Conteúdo tem dois telefilmes, inspirados em João do Rio e Carlos Heitor Cony, que ainda não foram negociados com emissoras.
A Folha apurou que o SBT também planeja investir no formato, pela SBT Filmes.
Fonte: Anna Virginia Ballousier (Folha de São Paulo)/SBTPedia

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