O Aventura Selvagem desta quinta-feira, 29 de dezembro, levará Richard Rasmussen a um paraíso brasileiro: Abrolhos! O arquipélago, que fica a 70km da Bahia, é abrigo de espécies exóticas e únicas. E é pra lá que o aventureiro parte em busca das curiosidades que só um lugar tão especial pode reservar.
Logo de cara, uma enorme caranguejeira dá as boas vindas e exibe suas habilidades, mas quem toma conta do pedaço são os atobás e as fragatas. Centenas dessas aves buscam as ilhas do arquipélago para se reproduzir e colocar seus ovos. Num cenário deslumbrante, machos de fragatas exibem os imensos papos vermelhos que servem para atrair as fêmeas. Não é à toa que o pesquisador Charles Darwin, ao visitar o lugar em 1830, ficou maravilhado com o que encontrou.
Há 150 anos, um farol de navegação é testemunha de muitas histórias. Seu facho de luz alerta para os perigos de naufrágio, frequentes no passado, causados pelos recifes de corais. Tanto que o nome Abrolhos, vem da expressão "abra os olhos", usada pelos navegadores portugueses que aqui chegaram.
Para sorte do aventureiro, uma turma brasileira da Sea Shepherd, organização internacional de defesa da fauna marinha, está no local para realizar uma varredura. Os "piratas do mar" mergulham e recolhem todo o lixo que encontram no fundo do oceano. O Richard tem o prazer de acompanhar essa nobre missão. E ele aproveita também para mostrar algumas espécies curiosas de corais que não existem em outro lugar do mundo a não ser em Abrolhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.