O SBT enfrentará dificuldades com suas novelas - SBT World

ULTIMAS

Featured Slider

13 de out. de 2010

O SBT enfrentará dificuldades com suas novelas


O SBT tem dois horários de novela muito promissores: 8:15 e 10:00, que constantemente marcam 8 pontos. E isso não deve ser desperdiçado! Porém, como vemos as coisas andarem, não existe expectativa para a manutenção dessas duas faixas com novelas brasileiras inéditas.
Excetuando as faixas vespertinas, que tem varias tramas que podem ocupá-las, as faixas noturnas enfrentaram dificuldades para conseguir trama que mantenham os horários, principalmente porque a emissoras possui somente dois autores e dois diretores gerais. Ou seja, caso o SBT queira manter os dois horários de novela, terão que aumentar o numero de autores e diretores, e isso é necessário e possível.
É necessário porque, embora Íris Abravanel e Tiago Santiago consigam revezar em um dos horário, o outro ficará sem autor para a outra trama. E isso já é fato, já que não existe substituto para Ana Raio e Zé Trovão. E abandonar esse horário de novela, que já tem publico fiel, é ignorar a lógica da fidelização de público.
É obvio que novelas mexicanas e reprises conseguem segurar o publico. Porém, isso não resolve o problema do SBT, somente  adia a necessidade de tomar medidas. Reprises são limitadas, tem imagem ruim e o SBT não as terão ilimitadamente. Até porque o acervo da Manchete já está se esgotando! Já as mexicanas atrapalham um pouco o projeto do SBT de se consolidar na dramaturgia, principalmente por causa da imagem que essas novelas têm no Brasil.
Além do mais, o SBT já teve sinais suficientes de que novelas brasileiras inéditas são melhores que as  reprises e as mexicanas. Exemplo foi Uma Rosa com Amor que, por estar sendo gravada enquanto era exibida,  pode ter alterado seu rumo conforme a reação do telespectador e conseguiu crescer no ibope . Já com Ana Raio e Zé Trovão, não foi possível a mesma manobra já que era uma obra fechada. Por isso, Ribeirão do Tempo, antes massacrada pela reprise do SBT, conseguiu crescer e bombar sem que Ana Raio e Zé Trovão esforçasse reação. Além disso, novelas originais são mais bem aceitas pelo mercado e tem possibilidade de ações de Merchandising.
O SBT tem varias possibilidades de crescer na produção de telenovelas.
O SBT tem em seu casting dois profissionais que conseguem ter excelentes visões sobre dramaturgia. Tiago Santiago, embora não construa os mais fantásticos diálogos e, às vezes, peque pelo didatismo de seus roteiros, tem uma visão magnífica do que o publico gosta e quer ver. Ele é um autor popular, que consegue construir tramas do gosto do telespectador. Já Reynaldo Boury tem história na televisão, sabe muito sobre a arte da construção de novela. Eles dois tem plena capacidade de planejar o caminho que é necessário para a teledramaturgia do SBT crescer, considerado o publico que o SBT já possui e o que ainda pode ser agregado.
As possibilidades para que o SBT expanda seu núcleo de dramaturgia são muitas. Na questão dos textos, além das obras inéditas que são importantes para a renovação das tramas, remakes estão na moda e possibilitam que sucessos antigos voltem repaginados e mais atuais. Nesses casos, alem das tramas de Janete Clair e de Vicente Sesso, existem também algumas novelas exibidas pelo SBT, como “Dona Anja”, “Fascinação”, “Ossos do Barão”, “Meus Filhos, Minha Vida” e “Sangue do meu Sangue”. Já na questão do autores, existem duas autoras que merecem atenção e podem suprir a carência do SBT por autores. A primeira é Letícia Dornelles, hoje na Record, mas que escreveu Amigas e Rivais no SBT. Além dos textos que ela produz, dois fatos me chamaram atenção: o primeiro foi uma campanha que fizeram para que o SBT a contratasse, ou seja, ela tem tino popular.O segundo foi ela ter colaborado com Manoel Carlos em Por Amor, ou seja, ela escreve bons diálogos e consegue retratar bem retratos cotidianos. A segunda autora é Solange Castro Neves, detentora, segundo informação encontradas na internet, dos direitos da novela “Dona Beija”, sucesso da Manchete, além de também ter sido colaboradora de Ivani Ribeiro e Cassiano Gabus Mendes, dois ícones da teledramaturgia,  e também autora de Marcas da Paixão, sucesso da Record em 2000.

Um comentário:

  1. Sinto saudades das novelas mexicanas na grade do SBT! Tá certo que ainda tem, mas no horario das 16h fica dificil de acompanhar.

    ResponderExcluir

Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial