

Em 1991 o SBT lançou um formato de programa até então inédito que hoje é tido como inspiração para vários programas de TV e é lembrada com saudade, muita saudade. Estudantes na platéia, shows, entrevistas, gincanas, atrações inéditas e um apresentador em sintonia com tudo que estava ao seu redor: Estava no ar o “Programa Livre”, com Serginho Groisman.
O “Programa Livre” fez sucesso durante dez anos, ficando no ar até 2001. Mas o sucesso foi tanto que chamou à atenção da emissora lÃder de audiência, Globo, que percebeu que o SBT tinha nas mãos um grande profissional que maestrava o programa com toda sua desenvoltura. Serginho sempre inovava e conquistava audiências que incomodavam as emissoras concorrentes.
Em vista de tanto sucesso, a Globo contratou Serginho Groisman em 1999 para apresentar o “Altas Horas”, formato totalmente inspirado no “Programa Livre”. Serginho foi, mas SÃlvio Santos ainda tentou manter o programa na grade do SBT, que durou apenas mais dois anos sem seu apresentador original.
O “Programa Livre” ficou no ar por oito anos de segunda a sexta, nas tardes do SBT. Com a saÃda de Serginho, o programa ganhou um apresentador por dia da semana: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita. Em 2000, Babi Xavier foi contratada pela emissora para se tornar a titular da atração que foi parar na madrugada do SBT, meia-noite e meia, até se tornar um programa semanal, exibido aos sábados, onde ficou até dezembro de 2001, sendo cancelado definitivamente.
Os mais velhos lembram que foi o “Programa Livre” quem tornou popular os quadros de namoro na TV, onde apresentava o “Beijo, Abraço ou Aperto de Mão”. Os participantes se conheciam no programa e no final escolhiam uma das três opções.
O mais interessante era a interatividade da atração. Em um tempo em que não existia e-mail e celular era objeto de desejo que só os mais ricos possuÃam, o Programa Livre passava para o público o sentimento de estar dentro da telinha: A platéia era uma das atrações principais, emitiam opiniões, iam para o palco, davam entrevistas, entrevistavam os convidados e participavam de jogos. Ações parecidas com o que hoje Serginho repete no “Altas Horas”.
Um dos programas mais inesquecÃveis foi o que a atriz e cantora Thalia, no auge de seu sucesso, na exibição de Maria do Bairro, foi entrevista ao vivo. Um dos jovens da platéia perguntou se a musa havia mesmo tirado uma costela para ficar mais magra. Thalia não respondeu, pediu para que o garoto descesse da platéia e levantando os braços, pediu para que tocasse nela e verificasse se havia retirado ou não as costelas.
Hoje, o que resta é a saudade e o orgulho do SBT ter lançado no mercado um novo modelo de programação, de interação, de relação entre a TV e seu público. O “Programa Livre” foi um grande sucesso que talvez hoje, se fosse retomado, não vingasse como vingou no passado. O público atual é outro, os telespectadores têm outras preferências. Mas o prazer e o carinho deste grande programa não passam.
E fica a saudade de mais um grande sucesso do SBT. Como diria o nosso precursor Serginho Groisman: Boa tarde, garotos e garotas.
Aqui, Liniker Henrique.
Contato através do Twitter @linikerhenrique ou do e-mail liniker@oi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cuidado com o que você comenta,seus argumentos pode prejudicar nossa equipe e você próprio.